quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Contrapropaganda: LG Calçados


     
       Quando foi apresentado a proposta de uma contrapropaganda na disciplina, pensamos em apresentar alguma propaganda que de certa forma representasse o corpo, pois os estudos e discussões feitas em aula mostram a forma de como somos interpelados pela mídia na construção da identidade. Assim construímos uma propaganda como pode ser visto na imagem para então podermos abordar aspectos na contrapropaganda.

                                


            O objetivo da contrapropaganda é de problematizar as articulações usadas pela mídia para o consumo, principalmente o consumo da adolescência na contemporaneidade. O foco do trabalho (contrapropaganda) foi abordar questões em que a mídia não divulga, como os malefícios causados pelo uso constante do salto alto, trazendo outras possibilidades que não o sapato de salto. Fazendo com que os adolescentes reflitam sobre os anúncios que não fiquem simplesmente seduzidos ou induzidos a obter determinado produto.
          Pensando nas discussões feitas na disciplina de Mídias e Educação em que os artefatos midiáticos constituem os sujeitos ao utilizar estratégias como forma de atingir consumidores e pensando a publicidade como uma forma de pedagogia cultural, pois a publicidade produz condutas de modo de ser, constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Com isso a publicidade é um dos artefatos que funciona como mecanismo de representação, ao mesmo tempo em que opera como constituidora de identidades.
          As estratégias de endereçamento construídas na contrapropaganda foi de mostrar ao publico adolescente os problemas que podem causar a saúde devido ao uso frequente do salto alto, como danos a coluna, problemas no joelho e encurtamento dos músculos da panturrilha. Para isso utilizamos outras possibilidades de uso, como os calçados que não possuem salto como pode ser visto na imagem.

                              
 

        Com isso, é preciso pensar a forma de como a publicidade se impõe. Os anúncios publicitários têm uma estrutura simbólica que se destina a nos convencer da importância e da necessidade que determinado produto pode ter em nossas vidas.  No entanto é necessario questionar acerca do que a midia nos impulsiona a consumir, pois não mostra os maleficios causados pela utilização de certos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário