quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mídias e Educação: aprendizagens construídas



          Com os estudos feitos durante a disciplina de Midias e Educação foi possivel perceber o quanto somos interpelados pelas questões midiaticas e nos fez refletir e (re)significar os meios midiaticos ao qual nos circulam que até então não problematizavamos.
          Através da disciplina de Midias e Educação  nos possibilitou a perceber como se estabelecem as relações de produtor e consumidor, que as propagandas são direcionadas para um público alvo em que é transmitida uma mensagem para o mesmo, cabendo a ele na maioria das vezes consumir os produtos anunciados, e só depois se dar de conta, que muito do que foi adquirido não tinha necessidade, sendo somente para atender os apelos e as imposições da sociedade de consumo.
          A tematica abordada no contexto da disciplina que nos despertou maior interesse foi o consumo infantil, pois pensando em nossa formação academica que iremos trabalhar com esse publico e sendo as crianças os maiores alvos da midia se deixando conquistar por comerciais. Nos fez refletir a forma de como deveremos trabalhar com essas crianças. pois a midia constituem identidades e subjetividades.
          Percebemos que a discussão deste assunto é muito ampla e que assim como outros discutidos ao longo do semestre, não deveria ficar limitada a um grupo seleto de pessoas que resolveram fazer esta disciplina optativa, que abrande os alunos da sua grande maioria do Curso de Pedagogia. Esta disciplina deveria ser obrigatória, anual e abranger todos os demais cursos da universidade. Fazendo com que as discussões feitas em aula não se destinem a um único público seleto e fechado, que sejam ampliadas e que mais pessoas tenham conhecimento das discussões realizadas em sala de aula e que se utilizem dela em outros espaços.

 
        

 
 

3 comentários:

  1. Queridas Luana e Gilssane,
    Ao longo do segundo bimestre pude perceber um envolvimento mais efetivo de vocês nos encontros da disciplina, o que se expressa na construção crítica e criativa da contrapropaganda, no aprofundamento teórico e conceitual presente nas três últimas postagens e na participação nos debates e diálogos/seminário compartilhados em sala de aula. Nesta última postagem vocês destacam as aprendizagens construídas, enfatizando o interesse pela temática consumo infantil e a relevância da abordagem de tal questão para o processo de formação acadêmica nos cursos de licenciatura. Essa percepção reflete os efeitos do trabalho que buscamos desenvolver nesta disciplina, apostando na integração entre múltiplas linguagens, na docência interativa e na reflexão sobre o tempo que vivemos e sobre os modos como vêm se constituindo as infâncias e adolescências na atualidade. Parabéns pela disposição para aprender com as mídias demonstrado na construção do blog e na participação ao longo do 2o bim. Foi um prazer e uma enorme satisfação conviver e aprender com vocês ao longo desta disciplina. Um abraço afetuoso! Profa. Joice

    ResponderExcluir
  2. Olà menin@s! Foi maravilhoso ver o quanto vocês se apropriaram do blog! Foi ótimo conviver esse semestre com vocês e compartilhar inúmeras reflexões tão importantes para a nossa formação! Beeijos das monitor@s Ju e Aline.

    ResponderExcluir