O documentário criança: a alma do negocio reflete sobre questões de como as crianças estão sempre querendo ganhar novas coisas acreditando que realmente precisam de tais, e como seus pais na maioria das vezes não conseguem controlar esse desejo constante pelo consumo que as crianças possuem.
Pensando que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, as crianças são bombardeadas pela mídia através das propagandas que estimulam o consumo e falam diretamente com elas. O resultado de tamanha publicidade são crianças de 5 anos de idade indo para escola totalmente maquiadas.
A infância acaba perdendo um pouco seu caráter de brincar, ou seja, das brincadeiras de criança como correr, andar de bicicleta, pois a infância esta cada vez mais eletronizada e as crianças cada vez mais cedo inseridas no mundo adulto ou pelo menos nas coisas que eram ditas para os adultos.
A televisão influencia muito o publico infantil “educando-o” cada vez mais ao consumo exagerado. Tendo em vista que a escola não é o único lugar em que se aprende, pois os artefatos midiáticos que interpelam e incorporam as crianças com muita facilidade as educam de certa forma ou pensando em como as crianças vêem essas questões, para elas da melhor forma, é preciso pensar na realização de um trabalho pedagógico na escola a partir dos artefatos midiáticos como por exemplo trazer uma propaganda infantil e fazer as crianças refletirem sobre tal para pensarem sobre seus valores.
Como por exemplo este comercial disponivel no link www.youtube.com/watch?v=4iS25dGfiJw que serve para fazer as crianças pensarem no impacto da mídia e no valor que o garoto deu ao boneco do Bob esponja após assistir este comercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário