quarta-feira, 2 de maio de 2012

A produção de significados pela mídia


       As representações midiáticas não apenas divertem, mas estabelecem significados, valores e gostos que atuam na constituição da identidade das pessoas, pois ensinam maneira de ser, de pensar, de se ver e de agir em sociedade. Muitas vezes de maneira inconsciente as pessoas se tornam manipuladas por artefatos midiaticos e as deixam que conduzam suas vidas. Assim a mídia participa da constituição de sujeitos e da formação de pessoas ao vincular uma propaganda em um meio  de comunicação para um determinado publico, dizendo claramente sua opinião como podemos perceber no endereçamento a cada público que deseja atingir, como por exemplo, no comercial da Bombril que é especifico para as mulheres que cuidam da casa assim como os desenhos animados destinados a crianças em que entre um intervalo e outro passam inúmeras propagandas de roupas, brinquedos, gêneros alimentícios com personagens para chamar a atenção desse público estimulando o consumo infantil. Como podemos perceber na propaganda do Mc Lanche Feliz  O Show dos Looney Tunes. Clique aqui!
       As relações entre as produções midiáticas e os diversos públicos se estabelecem a partir do gosto de cada pessoa, pois os jovens vão se unir em grupos que se destacam por gostos específicos que os levam consciente ou inconscientemente ao consumo de objetos, ou seja, para se sentirem cada vez mais pertencentes ao que é imposto pela mídia e poderem se sentir pertencentes a um determinado grupo, como por usar uma certa marca de roupa, calçados, CDs. DVDs, entre outros mesmo que, não seja necessariamente preciso o uso desses objetos, mas para estarem e se sentirem pertencentes ao que estam sendo levados a consumir através dos meios de comunicação em massa. Como podemos observar no comercial da Coca-Cola. Clique aqui! em que se tem como titulo "uma explosão de felicidade" influenciando ao consumo.
        Intencionalmente ou não, pelo audiovisual vê-se a realidade através do olhar de outros, o que implica na necessidade de se fazer uma análise distanciada para que não se seja conduzido a conceitos previamente elaborados e tecnicamente construídos. Possibilidades de um trabalho pedagógico envolvendo a linguagem audiovisual poderiam ser comparações entre reportagens de diferentes revistas, jornais para analisar as estratégicas utilizadas a determinados públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário